terça-feira, 26 de julho de 2011

Fanfarra do colégio CIOMF, a Bamufic, ensaia a todo vapor

                             Regente musical Vilobaldo da Conceição (centro da foto de camisa cor salmão)










Por Ismael Serra

A BAMUFIC, banda sinfônica do colégio CIOMF mesmo com a falta de apoio ensaia com os alunos da escola com toda garra  e entusiasmo.
 A banda é regida pelo regente musical Vilobaldo da Conceição, que é músico há vários anos e a cerca de 12 anos trabalha profissionalmente com alunos de diversas escolas da cidade como a banda Marcial do colégio IMEAM e  também coordena a Instituição Banda Sinfônica de Itabuna. Ele é regente da BAMUFIC desde 1999, e foi a sua primeira banda a assumir como regente.Houve uma parada em 2002, retornando em 2004 por falta de apoio.
Ele se queixa da evasão dos alunos que já não se interessam tanto por participarem de fanfarras estudantis, mas que com um trabalho árduo de incentivo ainda existem aqueles que se interessam. A faixa etária mudou com o passar dos tempos, hoje em dia é uma turma mais jovem do que era antigamente, por volta dos 11 anos de idade.
Para o aluno poder participar da banda é necessário que em primeiro lugar seja aluno efetivo da escola, e aquele que demonstram interessem são convidados a participarem.
Há uma cobrança que para fins de inclusão social que o aluno seja bem produtivos nas atividades escolares, que esteja bem em casa com a família, relata o regente musical Vilobaldo da Conceição.
Ainda segundo o maestro, a principal dificuldade é a falta de apoio dos governantes e diretores, principalmente no que diz a respeito a instrumentalização, o apoio moral também é muito pouco.
O apoio da DIREC-07 segundo vilobaldo da Conceição é muito "pequenininho" e um suporte muito pequeno também por parte da direção do colégio.

2 comentários:

Mix disse...

Essaaa Fanfara e muito boa os governantes Azevedo e o secretario de e cultura sei lá quem, devia olha isso e Gloria a diretora também ela parece que só preta pra da broca nos alunos. A atinga diretora pelo menos ia na Fanfarra ver se tava bem e a prefeitura de Itabuna deve manda estrumentos novo. Obrigado

Mix disse...

[b] Essa fanfarra e muito boa os governantes de Itabuna devia olha isso e manda novos estrumentos. Obrigado