terça-feira, 6 de março de 2012

Dua Internacional da Mulher!

                                               

 Antonio Nunes de Souza*
Sendo pouco elogiar essa criatura maravilhosa diariamente, temos ainda a obrigação, compromisso e reconhecimento de, sem nem pestanejar, derramar uma série de babações e adjetivações qualitativas, não só pelos méritos peculiares, como também as novas nuances e capacitações que são adquiridas através do tempo, captadas num piscar de olhos por essas mimosas e belas flores humanas!
Se eu já dizia que ser mulher é uma dádiva, hoje reforço, pleonasticamente, dando uma dimensão bem maior à máxima de Caetano na canção “Linda” que ele diz: Você é mais que demais! Eu, ousadamente e sem medo de errar, digo que as mulheres são muito que demais. Ao contrário que os tolos homens dizem que elas os complementam, digo com veemência, que quem se completa na vida através da mulher é nada mais, nada menos que o velho e já não mais existente sexo forte: o homem!
Na verdade, no passado, essa medição de forças entre os gêneros tinha um certo sentido, pois, erroneamente, a sociedade educava as mulheres para as atividades mais frágeis e caseiras, imaginando que elas eram incapazes de desempenhar determinadas funções profissionais ou domésticas. Esse comportamento demorou séculos para que elas, numa luta insana e inteligente, aos poucos irem provando que são capazes e competentes para fazerem o que qualquer homem faz, apenas usando a coerência e bom senso, sem precisar ser uma fera como o leão e ter a força de um elefante. Hoje elas sabem que basta apenas um sorriso na hora dos apertos, que aparecem dezenas de homens sarados para auxiliá-las e ainda se sentirem envaidecidos e orgulhosos!
Talvez, a área mais demorada de começar a ser explorada pelas mulheres tenha sido a política, porém, mundialmente, esse fato tem sido ampliado e, felizmente, tem-se colhido bons resultados de uma maneira geral. Até a nossa cidade conta atualmente com várias pré-candidatas ao cargo de prefeita e supomos que seremos agraciados com uma mulher nos administrando e colocando as coisas nos eixos como elas sabem, por índole, fazer arrumações e desembaraçar orquestrações com músicas desafinadas que prejudicam o povo. Que saibam escolher a melhor entre as melhores, observando as experiências, qualificações, prestígios, honestidade, compromisso e caráter. Pois esses é que são os predicados mais importantes que estamos necessitando. Observem que não estamos participando de um concurso de beleza e simpatia!
É importante lembrar que é melhor ter uma prefeita que não lhe abraça ou carrega seu filhinho com catarro escorrendo no nariz, mas vai lhe dar uma boa creche, um posto de saúde e escola. Ninguém vive de sorrisos e abraços e essa é a arma mais antiga e velha dentro da política. Precisamos é de seriedade e aprender a cobrar desempenho correto das pessoas que elegemos.
Enfatizei a parte política em função do alvo e os canhões femininos estão apontados, fortemente, nessa direção e, provavelmente, acontecerá.
Parabéns para todas as minhas queridas mulheres, pois vocês foram e continuam sendo a razão da minha vida e, com certeza, construirão um mundo melhor no futuro!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: