quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Depressão ou depreciação?




                                 Antonio Nunes de Souza*

Considerada a doença psíquica da moda ou, para dar um cunho de maior seriedade não a tratando como modismo, podemos dizer que é uma manifestação cerebral causada pelas circunstâncias que cerca o homem moderno.
Nos atuais dias, por mais que queiramos levar uma vida dentro da normalidade, desfrutando de tudo que temos direito, quer seja através da natureza, como também dos lazeres públicos e privados, não deixam de ser uma coletânea de possíveis pânicos, graças ao comportamento humano que se animalizou de tal forma, assombrando o mais destemido dos guerreiros e trabalhadores urbanos. Se por acaso você, corajosamente, resolve ir ao cinema, comer uma pizza e depois dar uma esticada num lugar para dançar um pouco, se prepare que você é um grande candidato a sofrer uma série de problemas, pois, seu modesto roteiro de prazer é nada mais nada menos, que um pacote de “lazer radical”!
Você acha que estou exagerando? Que sou um depressivo assustado?
Nada disso meu irmão! Sou apenas um ser humano coerente que, acompanhando os fatos e acontecimentos diários, sendo um sobrevivente urbano, tenta chamar a atenção dos mais distraídos e confiantes, para que tenham suas precauções. Inclusive deixem seus testamentos prontos para evitar brigas familiares sérias posteriormente, já que você pode retornar para casa com uma lamentável rigidez cadavérica!
Vale a pena que eu dê um exemplo comum, apenas para ilustrar e colocar seus miolos para analisar e sentir que não sou um exagerado de plantão:
Na hora de tirar o carro da sua garagem, geralmente tem um carro de um idiota que não respeita a marcação no chão e o nome estampado de “GARAGEM” no portão. Temos que esperar e tentar descobrir onde anda o transgressor e, o primeiro aborrecimento, pois você não pode nem ser rígido que está sujeito a tomar porrada ou ainda ouvir um “vá à porra que a rua não é sua”. Você já sai meio cabreiro e constrangido. Em seguida vai enfrentar um trânsito horrível e desorganizados, infestados de motociclistas mal educados e imprudentes e, ao chegar ao cinema não encontra onde estacionar e tem que ser explorado pelo flanelinha que não toma conta coisa nenhuma do seu veículo. Depois disso você pega uma longa fila na bilheteria, outra para entrar e, finalmente, senta-se e começa a ver o seu filme escolhido. Observe que você já escapou de tomar uns tapas do cara da garagem, magistralmente encarou e venceu o trânsito, tomou sua raiva calada com o flanelinha, participou de duas filas, mas, já estava sentado e acomodado. Só precisando rezar para que não aparecesse um louco atirando em todo mundo como já aconteceu várias vezes. Na saída do cinema você vai com os dedos cruzados para o estacionamento, pedindo a Deus que não tenham roubado  o seu carro e, se aconteceu, que tenha sido um ladrão principiante que tenha levado apenas o som. Seguindo para a pizzaria você volta a se bater com outro flanelinha (que praga desgraçada) e paga novamente uma baba, para eles mesmo não roubarem seu patrimônio. Pede uma calabresa, sua mulher uma quatro queijos e, enquanto aguardam dois chopes bem geladinhos. Porém, nada de tranqüilidade. Você tem que ficar atento e preparado para um arrastão de menores, mesclado de maiores que, com violência, levam tudo que podem e matam sem a mínima cerimônia. Essa espera da pizza é f... e tensa, mas, inevitável. Aí paga a conta, sai cheio de expectativa se vai encontrar o carro ou não, que felizmente, está lá parado sem ninguém estar olhando nada. Agora, depois de passar por uma série de testes e situações e escapar ileso (um sobrevivente felizardo), chega a casa com o fiofó no ponto com medo de saltar para abrir a garagem e dois ladrões aparecerem de moto e lhe assaltarem, ainda levar sua mulher para estuprá-la, fazer um sequestro relâmpago, e usar o seu carro para vários assaltos levando sua mulher no porta malas. Abriu o portão, entrou, parou o carro, fechou a porta respirando aliviado. Depois de rezarem agradecendo a Deus estarem vivos, deitam e tentam dormir para enfrentar mais um dia de tensão ao amanhecer!
Ao acordar, liga a TV para ver os noticiários e, parecendo uma repetição de notícias, o que vê e ouve, são assassinatos, roubos, assaltos, acidentes, brigas, estupros dento das famílias, fugas de presídios, etc. Se você for ler um jornal, nada será diferente a não ser as notícias das corrupções e peculatos. Essa é a merda de vida que temos, graças aos canalhas políticos que nunca cuidaram da educação do povo, cultuam umas leis caóticas e obsoletas, uma justiça que deixa a desejar em termos de operosidade, fazendo com que a necessidade e revolta popular, transforme o mundo numa grande depreciação que, lamentavelmente, levam todos a uma famigerada depressão!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: