sexta-feira, 8 de julho de 2011

Funcionários do CEMEPI fazem protesto na manhã desta sexta-feira








Por Ismael Serra

Hoje pela  manhã ( sexta-feira, 08/07/11), foi iniciado um movimento de protesto pelos funcionários do CEMEPI em Itabuna. As reivindicações são pelos pagamentos de salários atrasados, salários dos médicos atrasados,  melhores condições de suporte financeiro como, aumento salarial das categorias,  aumento de repasse de verbas ao hospital  infantil.

 Segundo a doutora Thaiane Reis,  líder do movimento, o governo do Estado não repassa nenhum tipo de verba no sentido de contratualização,  as “ FPOs” que são as fichas de produção. Na prática o dinheiro só é repassado ao hospital  somente em casos de internamento. Se não houver internamento o dinheiro não cai na conta e ainda assim continua com o seu atendimento normal á população infantil.
 Ainda segundo Thaiane Reis, o hospital atende cinco mil consultas por mês, à R$ 11.00 reais cada consulta e que  R$ 55.000 reais  mensais não dá para manter o hospital infantil e o Governo do Estado alega que não pode aumentar o repasse, mas segundo a doutora Thaiane Reis o aumento é Legal. Se as reivindicações trabalhistas não forem atendidas  à partir de segunda-feira, 11/07/2011, será deflagrada uma greve por tempo indeterminado. Por enquanto, até  o domingo a noite o atendimento será normal sem prejuízos para as crianças, que são o público alvo dos atendimentos.
“Governador Jaques Wagner, olhe para nós. Nós hoje somos o hospital infantil de referência de Itabuna e região. Porque o Hospital Manoel Novaes é cadastrado como média e alta complexidade e lá não atende os casos simples. Eu queria pedir ao Governador e ao Secretário de Saúde Jorge Sola que venham ao  CEMEPI pessoalmente conversar comigo e a direção do  hospital. Eu estou aqui  disposta a  brigar a manter o hospital aberto, mas se não querem conversa nós vamos fechar o hospital, somos privado e podemos fazer isso”. Essas foram as palavras  da doutora Thaiane Reis.
Os pais das crianças estão preocupados com o possível  fechamento do  CEMEPI . Segundo a dona de casa Eliane de Oliveira, moradora do bairro santo Antônio, está  muito preocupado porque o hospital não atende somente crianças aqui de Itabuna mas também de toda  a região, ela acha que a culpa é dos governos Municipal e  Estadual, pois ficam  um jogando para o outro.
Estiveram presentes  na manifestação o vereador Wenceslau júnior e o Deputado Estadual Augusto Castro que aproveitando a oportunidade fizeram discursos em defesa dos manifestantes.
O Deputado Augusto Castro  afirmou ser um desrespeito muito grande com a saúde de Itabuna no aspecto geral, e que  o Governador precisa ter uma atenção maior com o município de Itabuna.  Ele  firmou o compromisso de levar as reivindicações ao Secretário Jorge Sola para que o hospital CEMEPI tenha uma manuntenção adequada e os funcionários possam trabalhar com estímulo e produtividade, mencionou ainda que o movimento de hoje é muito importante para chamar atenção das sociedade, da mídia e dos governos para a  importância do  hospital infantil .

Nenhum comentário: