quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que está acontecendo no colégio CIOMF ?

 Depósito improvisado onde as carteiras estão sendo "guardadas" na colégio CIOMF.



Em meio ao mato começa a surgir até plantações, mas o perigo maior é de que apareça também animais peçonhentos


Carteiras a mercê das interpéries da natureza, algumas até aparentemente em  bom estado de conservação.



A oficina  de conserto das cadeiras, parece mais com depósito de entulho.


A mesa do professor está parecendo que foi retirada de alguma enchente.


 O ventilador sem a hélice. Segundo  uma fonte nos revelou que esse ventilador se encontra assim não poque vândalos quebraram, mas porque um aluno no intuito de consertar  sem querer acabou quebrando. Mas se um aluno tentou consertar é porque não estava havendo manutenção na escola.


 Vejam a situação do interruptor de luz no banheiro masculino, um choque eminente a qualquer instante.

 O banheiro para portadores de deficiência até existe, mas vive trancado.


 A porta do sanitário de portadores de deficiência, sempre trancada.


 As paredes descascando, uma prova de que a escola não passou por nenhuma reforma no período de férias.


Infelizmente  como podemos ver nas imagens acima este é o reflexo de administrações de diversas esferas dos setores responsáveis pelo ensino público e seus subordinados, esses últimos que geralmente são os diretores desses estabelecimentos de educação. É uma vergonha ver  o desperdício do dinheiro público que eu e você pagamos através dos altos impostos e suas cargas tributárias elevadas, para depois contemplarmos com os nossos olhos, a falta de no mínimo, organização e bom senso para com o dinheiro público.
Enquanto temos alunos enfrentando uma verdadeira maratona para chegar até a escola, muitas vezes colocando até suas vidas em risco, indo à pé ou até mesmo em transportes improvisados para chegar na escola, e quando chegam às vezes não encontram nem a merenda escolar ou quando encontra não é adequada, ainda assim com toda essa dificuldade não encontram nem carteiras ou cadeiras para sentarem, em alguns casos existem apenas  um pedaço do antigo quadro-negro.
No CIOMF ( Centro Integrado Oscar Marinho Falcão) em Itabuna, a situação é essa, pelo menos há uns três meses  a mobília estudantil está jogada em uma área externa da escola, em baixo  de Sol e chuva, vento e tempestade, estão lá se deteriorando. A ferrugem corroendo a estrutura de ferro das cadeiras e a madeira  apodrecendo. Sem contar que nesse local o mato está crescendo e algumas plantações  fazendo parecer  que o colégio está abandonado e sem um  diretor responsável pela escola.
Uma fonte que trabalha na escola nos informou meio que desconfiado que, "as cadeiras estão lá para reforma e que estão debaixo da puxadinha da telha não sendo afetadas pela chuva." Nos informou se esquivando logo do assunto.
A verdade não é bem essa, ainda que estivesse embaixo das telhas, o local é inapropriado para depósito de cadeiras pois mesmo que não molhem estão sujeitas as interpéries da natureza.
Uma coisa é sabido, o governo estadual recentemente mandou para a escola alguma carteiras novas e que já foram distribuídas nas salas. Seria esse o motivo de tantas carteiras estarem se estragando no lado externo  do CIOMF ?
Enquanto uns não tem onde sentar, outros vão sentando no chão, porque não existe uma fiscalização, boa vontade para fazer o bem e uma comunicação entres diretores escolares para remanejarem aquilo que sobram em seus estabelecimentos.


Fotos: Ismael Serra, editor  e fundador do blog Manchetesdeitabuna.com

Um comentário:

Looly disse...

e necessario uma intervenção do estado já que o governo diz que manda verbas,onde esta sendo empregada estas verbas do estado no colegio ciomf?até mesmo as pessoas com nessecidade especial não tem pessoas capacitadas para eles a exemplo disso os deficientes auditivo estão sem o profissional em LIBRAS já que eles naõ recebem pagamento a varios meses.