segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FICC DIVULGA VENCEDORES DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA "OS OLHARES DA CIDADE"‏






Entre dezenas de concorrentes, o itabunense Thiago da Silva Pereira ( THIAGO PEREIRA) conquistou o primeiro lugar, com o Prêmio Jovelino Alves dos Santos (Alemão), no Concurso Fotográfico Os Olhares da Cidade, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania- Ficc, com o ensaio “Reflexo da Alma Grapiúna”, tendo direito a diploma e premiação de R$ 1,5 mil.

Janduari Simões ficou com o segundo lugar, Prêmio Armando Mendes, de R$ 1.000,00, com o ensaio Itabuna: Eu Vi; o terceiro Prêmio, Newton Maxwell, de R$ 800,00, ficou para Rafael Almeida Teixeira, com o ensaio O Andarilho em Itabuna; o quarto Prêmio, Raimundo Bastos, de R$ 700,00, com Kátia Soares Messias, com o ensaio Centenários, enquanto o quinto Prêmio Sabino Primitivo Cerqueira, de R$ 500,00, foi para Felippe Calazans Thomaz, com o ensaio O tempo passa em duas cores.

 Comissão Julgadora do concurso foi integrada pelas professoras do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz, doutora Joliane Olschowsky da Cruz; mestra Juliana Nascimento Torrezani e pelo fotógrafo Pedro Augusto Benevides, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itabuna.
       
 Segundo o presidente da FICC, Cyro de Mattos, o Concurso Fotográfico Os Olhares da Cidade “cumpre um dos objetivos da entidade oferecendo o bem para a cultura em nossa sociedade, ao homenagear a memória de fotógrafos que dedicaram sua vida à arte da fotografia e assim prestaram um serviço relevante à comunidade itabunense, além de dar oportunidade aos artistas da cidade, região e de outros lugares para revelarem seu valor na arte da fotografia”.

Ele anuncia que os trabalhos premiados serão exibidos em uma exposição para visitação pública na segunda quinzena de fevereiro, quando acontecerá a entrega das premiações aos vencedores, com a presença do prefeito Capitão Azevedo Leal, autoridades, comunicadores, professores, estudantes, artistas, curiosos e amantes da arte da fotografia, em particular ligada à história de Itabuna.  
         A assessora de projetos e pesquisas da FICC, coordenadora da execução do concurso, professora Genny Xavier, destacou ainda a premiação especial do júri, um incentivo escolhido entre os concorrentes nascidos em Itabuna, com o Prêmio Emerson Trindade Carregosa, no valor de R$ 300,00, concedido para Eduardo Lessa Silva, com o ensaio A Exclusão Digital, além das menções honrosas para Diego Santos Andrade, com o ensaio Panoramas; à paulista Raquel Silva Rocha, com o ensaio Uma Cidade, um Rio e para Edson Fernando Andrade Amaral, de Salvador, com o ensaio Sobrevivência do Cachoeira.

Thiago Pereira diz:
“Não é simplesmente ter uma câmera profissional, o olhar e a sensibilidade é que compõe uma boa imagem. O equipamento só me dá o resultado que estou vendo”.
Há mais ou menos dois anos atrás, descobri a arte da fotografia e que através de uma câmera eu poderia “congelar” meus momentos. Comprei meu primeiro equipamento, era uma câmera compacta digital, e com o passar do tempo percebi que ela não tinha as funções adequadas para o eu queria. Então resolvi aprofundar- me mais na arte, livros, revistas, enciclopédia, internet e dicas muito me favoreceram, pois conhecimento é a chave do futuro, fiz um curso á distância através da escola FOCCUS, isso foi o segundo passo e a partir daí tive a certeza do meu talento.
Seis meses depois fiz outro investimento para ter uma câmera profissional, deixei tudo para seguir a carreira de fotógrafo, trabalhava no setor financeiro da FTC (Faculdade de Tecnologia e ciências) e preferi pedir demissão para lutar pelo meu sonho, pois tinha a plena certeza que estava fazendo a coisa certa. Foi quando me inscrevi no concurso da FICC “Olhares da Cidade” foi o meu primeiro concurso fotográfico, mas pelo fato do mesmo ser prorrogado por diversas vezes acabei perdendo as esperanças, foi então que me inscrevi num segundo concurso: “De novo o Centro – A História do Brasil vive aqui” realizado em Salvador, fui o único participante representando o nosso município Grapiúna, as 24 melhores fotos vão ser expostas na abertura dos jogos da Copa em 2014 e já estão ilustrando os calendários de  2011 em Salvador, além da exposição de 30 dias no Palácio de Castelo Branco. Foram 27 mil imagens inscritas e eu fiquei entre os 24 melhores fotógrafos do Estado Baiano, esse mérito foi motivo de muita alegria, percebi neste momento que realmente todo o meu esforço foi válido.
Em dezembro de 2010 fui convidado para o ensaio de moda com Gracie Carvalho em Salvador,aprendi muitas técnicas com o Fotógrafo Bob Wolfenson e o diretor geral da Vogue Brasil Giovanni Frasson, as fotos foi para lançamento da revista VOGUE de janeiro 2011. Foi uma ótima experiência para o meu crescimento profissional.
Na última quinta-feira (13/01/2011) foram divulgados os vencedores do concurso da FICC “Olhares da Cidade” e para minha surpresa foi um dos ganhadores e fiquei em 1ª lugar com o prêmio Jovelino Alves dos Santos (Alemão). Título do ensaio: “Reflexo da Alma Grapiúna” . Discordando do que muitos dizem, tenho um acervo de imagens da cidade, são belas fotos com um olhar diferenciado que tenho certeza que muitos ainda não perceberam esses tesouros escondidos em Itabuna, por essa razão estou partindo para uma Exposição de minha autoria onde todos terão a oportunidade de conhecer de perto o meu trabalho. Parabenizo a toda equipe do concurso, pois a nossa cidade tem diversos artistas no anonimato,obrigado pela oportunidade.
Feliz com todas essas conquistas  só tenho a agradecer
Muito Grato. Thiago Pereira.

Um comentário:

Criatura Maligna disse...

Deveria postar as fotos dos premiados...