domingo, 5 de dezembro de 2010

Ginástica funcional: alívio para as tensões diárias





Com o passar dos anos, nosso corpo fica viciado em certas posturas e movimentos, o que traz como efeito o aparecimento de dores crônicas. Mas, para quem sofre deste mal, surge uma novidade no mercado: a ginástica funcional. A técnica, que visa melhorar o funcionamento do corpo, mistura a ginástica com a fisioterapia. Ela se utiliza de uma variedade de métodos e de exercícios capazes de trabalhar globalmente todas as cadeias musculares e, além disso, ativa os diferentes tipos de contração e relaxamento muscular, ajudando na prevenção e reabilitação de lesões, boa postura, força, equilíbrio e coordenação motora. Os movimentos são suaves de modo que possibilitam relaxar uma série de tensões como explica o professor Pavão Lima: 

- São movimentos baseados na fisiologia do exercício e do movimento. As séries de exercícios devem ser seguras, eficientes e desafiadores, têm que tirar o praticante da zona de conforto. A carga é o próprio peso corporal. A concentração aumenta conforme o praticante evolui para a boa postura. São usados exercícios do Pilates, da RPG e da Yoga, entre outros. Os movimentos são globais, onde se observa a postura do praticante durante todo o processo. Outros exemplos de movimentos funcionais: alinhamento e estabilização da coluna na parede, step: subir e descer alternadamente, sentar e levantar do banco de 45º, abdominal na Fit Ball – estabilização, ponte na bola suíça, corrida entre cones, equilíbrio nas pranchas de propriocepção, além de exercícios educativos e lúdicos que também fazem parte do arsenal funcional. A técnica fundamenta-se na misturar de sistemas e métodos de exercício e treinamento físico realizados em 1 hora, sob forma de aulas que evoluem de acordo com o programa traçado (objetivo do praticante) e o aprendizado do praticante.

A ginástica funcional ensina uma nova forma de se movimentar. As aulas são basicamente compostas pelos movimentos do dia-a-dia, só que em uma série especial que auxilia o adepto a ter um aperfeiçoamento motor, isto é, ele passa a conhecer e a usar seu corpo plenamente. Diferente da musculação, a técnica não atua somente nos músculos, ela também trabalha a rigidez das articulações e dos tecidos conjuntivos. Pavão ressalta que o objetivo principal dos exercícios é facilitar as atividades da rotina diária e consequentemente a qualidade de vida do praticante. “Ela prepara o corpo e a mente de forma integrada para que ao longo da melhor idade continue apto a realizar movimentos exigidos no cotidiano como: subir escadas, escovar os dentes, levantar do sofá, pegar algo em prateleira ou no chão, sentar para trabalhar, correr para pegar ônibus, ficar em pé na fila ,carregar objetos e filhos pequenos.”, diz. Portanto, os maiores benefícios para o corpo são um melhor funcionamento das articulações, maior equilibro e o ganho de flexibilidade e força muscular.

Estamos, sem dúvida, muito rígidos e isso é culpa de um estilo de vida cada vez mais sedentário, somado ao excesso de horas em frente ao computador. Em meio à correria dos dias atuais, a ginástica funcional surge como uma nova possibilidade para melhorar a qualidade de vida e tem sido muito bem aceita pelas pessoas. Os exercícios são indicados para todas as idades, mas os idosos, pessoas com dores crônicas ou que estão se recuperando de algum acidente são os que mais procuram esse tipo de terapia. Para os jovens que têm o objetivo de se manter em forma, o professor alerta que essa pode ser uma das formas de se exercitar, mas não a única. “As pessoas mais novas devem explorar outras atividades inerentes ao desenvolvimento de suas qualidades físicas de base e capacidades psicomotoras. A Educação Física indica a iniciação e experimentação esportiva onde são desenvolvidas as valências físicas como: força, flexibilidade, resistência muscular, potência, coordenação motora, ritmo, agilidade, equilíbrio e descontração total e diferencial.”, comenta. 

Nenhum comentário: