terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Que em nome de Deus, você não seja facilmente persuadido nesse ano eleitoral


Estamos em um ano eleitoral, de agora em diante, muita gente,nunca visto antes, irá aparecer em sua porta, dizendo que está fazendo ‘ abaixo assinado” para melhoria da suarua, do seu bairro, da sua comunidade, etc ... .
Pessoas que você nunca viu antes , conhece apenas de vista  ou ainda somente de nome. Muitas vezes,  essas mesmas pessoas, passavam ou ainda passa por você e nem se quer, lhe cumprimenta com um simples “bom dia, boa tarde, boa noite”.
Pessoas que nunca  se mostraram  interessadas pelos problemas cotidianos vividos pela comunidade. As ruas que sempre foram e estiveram como estão, nunca foi motivo de preocupação  para elas, como são agora, o vazamento do cano  e o esgoto estourado nunca lhes incomodaram pois, elas estão sempre  sentadas dentro  de seus meios de transporte pessoal ,  não pisam  no mesmo chão dos outros  e portanto não sujam os seus lindos sapatinhos de couro. Isso quando não passam em alta velocidade , caindo nos buracos e poças de lamas, achando que os pedestres  merecem  surpresos banhos  de lama.
Fazer política e ser político não é apenas tentar ser o solucionador dos problemas da comunidade, da cidade.  A honestidade e responsabilidade são obrigação. Mas  ser carismático e ter carinho pelo povo, é um dos principais temperos do político. Olhar os problemas com  o sentimento  de quem realmente geme de “dores sociais”.
A política está na veia daquele que está  no meio do povo, de quem sofre e geme com o povo. É de quem participa de programas de rádios, gastando do seu bolso  com ligações para reclamar e cobrar os problemas publicamente. É  quem acorda cedo e vai chamar a televisão para mostrar como está o saneamento do seu bairro, a pavimentação da rua de dona Maria ou do seu João.  E não daquele que aparece apenas no apagar das luzes, querendo ser  o salvador da pátria, o bom mocinho ou a mulher maravilha. Aliás até a mulher maravilha tem  sido inspiração para letras ridículas de músicas da axé music.
Hoje, ao chegar  do trabalho, presenciei uma moradora do meu bairro, que não tem nenhum perfil  do tipo da “mulher  popular”, guerreiro e carismático pela comunidade, mas que mesmo assim estava colhendo assinaturas para “resolver”os problemas de pavimentação da rua, os problemas de esgoto do bairro, etc...  . Para a sorte dela ou minha, não sei, na hora que ela esteve em minha casa eu estava no banho, por isso mesmo não desabafei com ela o que tento fazer aqui através das letras. O Interessante é que, a rua sempre esteve assim  nos últimos três anos e nunca se preocupou em  coletar assinaturas ou até mesmo ligou para rádios ou chamou a televisão para se expor e relatar os problemas. Ma nesse ano eleitoral ,  já pelas casas, (não na minha, apesar de não ter nada pessoal contra ela) já se pode ver o nome da pré- candidata adesivado nas paredes, no carro de algumas pessoas , (assim como muitos pré-candidatos  por aí) bem como no seu próprio carro particular. O pior é ta chegando usando o nome de Deus para  pedir assinatura, para que o senhor possa  abençoar a vida da comunidade e assim finalmente agilizar a solução dos problemas da rua. Ela é da igreja do apóstolo do chapéu de cowboy,( nada contra igreja alguma), o que me chateia é usarem o nome de Deus para fazer política como se fosse evangelização cristã. Que em nome de Deus, você não seja facilmente persuadido nesse ano eleitoral.

              Ismael Serra

Nenhum comentário: