No último sábado (20 de agosto), a equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em parceria com a Bahia Mineração – BAMIN e Secretaria Municipal de Turismo realizaram no centro de Ilhéus, o pré-teste do Inventário Turístico e Sustentabilidade Local.
O pré-teste é bastante utilizado para aprimorar o instrumento de coleta de dados e a técnica de abordagem. Esta ação permitirá que os pesquisadores realizem pequenos ajustes antes de iniciar a pesquisa de campo.
Marco Aurélio Avila, professor da UESC e coordenador do projeto, destaca que "identificamos neste pré-teste um alto nível de receptividade em Ilhéus. Conversamos com gestores e proprietários de hotéis e pousadas, agências de viagens, restaurantes, entre outros, e todos receberam muito bem nossos pesquisadores. Ficamos surpresos com o envolvimento da comunidade em participar do projeto".
O Inventário Turístico tem como objetivo realizar o levantamento, identificação dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos, bem como riscos e problemas pontuais do turismo relacionados à sustentabilidade. Tem ainda a finalidade de servir como base de informações para o planejamento e a gestão mais adequada da atividade turística, essenciais para aumentar o fluxo de visitantes e ampliar a satisfação dos turistas e a qualidade dos produtos e serviços.
"Esta receptividade demonstra o envolvimento da comunidade e dos empresários para desenvolver o turismo de forma sustentável na nossa região", enfatiza Marco.
Para Amine Darzé, Gerente de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Bamin, apoiar a produção do Inventário Turístico de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca é uma forma de fortalecer o turismo local. "No papel que assumimos de incentivar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, vimos na universidade e na própria comunidade local parceiros capazes de fazer um retrato da atividade nestes municípios e, a partir daí, planejar de maneira sustentável o potencial turístico de cada um".
Professor do DCAC – Departamento de Administração e membro do NTT – Núcleo de Turismo da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutor em Turismo e Sustentabilidade pela ULPGC (Espanha) com linha de atuação em Marketing, Gestão Turística e Desenvolvimento Local
Doutor em Turismo e Sustentabilidade pela ULPGC (Espanha) com linha de atuação em Marketing, Gestão Turística e Desenvolvimento Local
Nenhum comentário:
Postar um comentário