Um problema nas frequências de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) fez com que todas as decolagens dos aeroportos monitorados pelo Centro fossem suspensas por 40 minutos, na manhã deste domingo (31). O problema foi ocasionado por um raio, que atingiu o equipamento utilizado para os controladores aéreos conversarem com os pilotos, na sede principal do Cindacta 2, no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.
O Cindacta 2 é responsável por monitorar os voos dos aeroportos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de partes do Mato Grosso do Sul, e da região Sul e Oeste do estado de São Paulo.
O tenente da Força Aérea Brasileira, Humberto Leite, informou que o problema começou por volta das 10h50. Os voos que partiriam da região do Cindacta 2, e os que decolariam para lá foram imediatamente cancelados. “Quando teve essa falha, todos os aviões que estavam voando prosseguiram e pousaram”, explicou Leite. Durante a pane, o controle dos voos em andamento foi feito pelo Centro de Navegação Aérea do Rio de Janeiro.
Leite informou que por volta das 11h30 o problema começou a ser resolvido de maneira gradual, sendo o sistema restabelecido completamente às 14h45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário