segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Refeições em família um costume em extinção




Anos atrás , e, países ocidentais, muitos lares seguiam um ritual sagrado. A Famíla toda se reunia ao redor de uma mesa pelo menos uma vez ao dia para comer. Ninguém via TV , usava fones de ouvido ou enviava mensagens e texto para amigos. Um ambiente calmo proporcionava aos presentes a oportunidade de adquirir sabedoria, fortalecer aos laços familiares e rir de acontecimentos do dia a dia enquanto desfrutavamde um alimento saudável.
Para muitas pessoas hoje, tomar refeições em família talvez pareça um costume ultrapassado. Em muitos lares, fazer isso é algo raro .Por que será que as famílias acham tão dificil fazer refeições juntos??? Vale a pena preservar essa tradição? Que benefícios poderia trazer para cada membro da família?
O fato de no decorrer de uma geração, ser cada vez menos comum a família se reunir para jantar... é uma evidência notável , vemos como o nosso apego social tem mudado. Que fatores tem contríbuido para este fenômeno? Primeiro, o alto custo de vida tem levado maridos e esposas a trabalhar mais . Pais que criam sozinhos os filhos , cuja situação econômica é geralmente mais precária, têm ainda menos tempo disponível. Segundo a vida agitada leva as pessoas a comer depressa e a consumir fast- food. Não são só adultos , mas também as crianças tem muitos compromissos como praticar esportes e fazer outras atividades.
Além disso alguns pais preferem chegar em casa depois que os filhos pequenos ja estão dormindo por que querem jantar sem ouvi-lós chorar e gritar . Outros preferem dar comida aos filhos coloca- los para dormir e depois jantarem com as esposa ou vice- versa .
Por causa destas circunstâncias, muitas famílias acabam comendo em horários diferentes . Bilhetes na porta da geladeira substituem a conversa na hora das refeições . Cada membro da famíla chega em casa aquece o prato no microondas e come enquanto assiste a tv, usa o computador ou joga no video game. Essas tendências talvez pareçam irreversíveis . Assim será que vale a pena o esforço para resistir a elas???
As refeições em família oferecem aos pai uma ocasião especial para cuidar do bem estar emocional de seus filhos.E também ajuda os filhos a levar uma vida mais equilibrada e saudável .
Mãos a obra
Organização e disposição são essenciais você tem que fazer todos os ajustes possíveis no horário para beneficiar aquele que chega por último em casa .Tenho algumas amigas que usam o final de semana para preparar os ingredientes ou até mesmo pratos inteiros para os jantares durante a semana .
Encarar as refeições em família como uma prioridade também ajuda.
Os filhos por sua vez aproveitam para contar como foi o dia e receberá bons conselhos dos pais.
Muitas coisas podem acontecer na mesa em quanto a família esta reunida veja algumas delas
CONVERSAR : As crianças podem aprender a ouvir e falar respeitosamente. Conversar enriquece o vocabulário delas e as ensina a se expressar
TRABALHAR EM EQUIPE:
As crianças podem ajudar colocando e tirando a mesa, lavando a louça ou servindo os outros. Quando ficarem mais velhas , também poderão preparar alimentos.
MOSTRAR BOAS MANEIRAS:
Aprenda a ser generoso por compartilhar o alimento e não insistir em receber a melhor porção. Aprenda também a cuidar das necessidades dos outros membros da família durante a refeição
As refeições em família podem se tornar uma proteção contra as pressões que todos nós enfrentamos diariamente. Será que elas poderiam dar oportunidade de unir sua família??
Se você leva uma vida agitada, as refeições em família oferecem a chance de relaxar e conversar com pessoas que você ama. com certeza valerá a pena . Comece hoje mesmo e depois me conte o resultado.

Nenhum comentário: