Olhei pela janela e vi algumas chamas”, declarou à agência France Presse, por telefone, o passageiro Ulf Waschbusch. “Alguma coisa se rompeu na asa esquerda, era uma pequena ruptura”, acrescentou. “O avião voou em círculos durante mais de uma hora para poder esvaziar o combustível. A bordo, todo mundo estava curiosamente calmo. Ninguém se assustou. A tripulação nos ajudou muito. Eu me senti em boas mãos.”
Os primeiros passageiros do voo QF34 desembarcaram no terminal 1 do aeroporto de Changi cinco horas depois do pouso, e foram imediatamente levados de ônibus pelas forças de segurança.
“Foi uma experiência angustiante!”, gritou um dos passageiros para os jornalistas enquanto era levado para o ônibus. Tyler Wooster, de 16 anos, declarou ao canal australiano ABC que ele estava sentado perto de uma das asas do avião e que também ouviu uma explosão.
“De repente, ouvi uma grande explosão, como um grande disparo, um disparo muito forte. Não podia ver o que acontecia na turbina, debaixo da asa, mas vi que havia um grande buraco”, acrescentou.
“Dez a quinze minutos depois da decolagem, ouvimos uma forte explosão, seguida por outra explosão e algo pareceu descolar-se da parte traseira da turbina”, contou, por sua vez, Larry Heragy.
“O comandante veio falar conosco e disse que iria verificar o que estava acontecendo. Aterrissamos sem dificuldades”, contou ainda. “Os membros da tripulação não paravam de falar com os passageiros para nos tranquilizar. Eles cuidaram muito bem de tudo.”
“Todo mundo estava calmo. Todos estavam cuidando de todos. As mulheres que viajavam com crianças ficaram cuidando delas. Houve até algumas brincadeiras”, contou Larry Heragy.
Christopher Lee, outro passageiro, disse ainda que o pouso foi feito com muita suavidade. “Viajo muito de avião, e esta aterrissagem foi uma das mais suaves de que me recordo”, concluiu.
O incidente foi o mais grave envolvendo o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, em três anos de atividade e levou a empresa aérea australiana Qantas a suspender os voos de toda a sua frota do modelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário