terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dicas para resolver a questão da bagunça das crianças, em relação aos brinquedos

Bagunça de Criança

Olá amigas (os), chega essa época de dia das crianças e já vejo pais preocupados com a questão de espaço para organizar os brinquedos, ou pior, imaginam que a bagunça pode aumentar ainda mais.

O quarto do seu filho é uma bagunça? Tem brinquedo espalhado pela casa inteira?

O importante é ensinar a criança a arrumar os brinquedos e organizar tudo em seu devido lugar.

Os pais tenho certeza que querem sempre valorizar as atividades lúdicas e recreativas, mas é importante proporcionar um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, sossegada e sem cobranças.

Assim, resgata a capacidade de concentrar a atenção, desenvolve a inteligência, a criatividade, a autonomia e a sociabilidade.

As experiências e descobertas são características de crianças que se tornam responsáveis, tanto pelos brinquedos - seus cuidados e sua arrumação - quanto pelo espaço, assumindo e incorporando regras básicas de organização e socialização, tais como: a guarda de brinquedos no seu respectivo lugar - quando do término da brincadeira - e respeito pelos brinquedos de outras crianças (irmão, primos, amigos).

Os pais podem, junto com a criança, organizar os espaços temáticos no próprio quarto, um cantinho da sala, quintal, onde surgirá um espaço mágico e colorido com cantinhos especiais: fantasia (roupas antigas dos pais), casinha (utensílios domésticos em miniatura) consultório médico (kit médico em miniatura), construção (blocos de encaixe), carrinho, leitura (livros de historinhas), músicas infantis, bonecas, além de cantinho para desenhar e criar algum brinquedo feito pela própria criança com sucata.

A escolha desse lugar pode ser feita em conjunto com seu filho, no quarto, na sala de TV, na lavanderia, no quintal, em um canto da sala.

Nenhum comentário: